torcedordaaguia@yahoo.com.br

segunda-feira, 15 de março de 2010

40 ANOS DO MONUMENTAL ESTÁDIO MARTINS PEREIRA.



Há exatos 40 anos o MONUMENTAL ESTÁDIO MARTINS PEREIRA era inaugurado em nossa cidade. Tudo começou em meados da década de 60 quando o até então Presidente do clube o Sr. MÁRIO OTTOBONI sentiu a necessidade de construir um novo estádio.

O ESPORTE CLUBE SÃO JOSÉ vinha de dois acessos consecutivos o primeiro em 1964 (CAMPEÃO DA 3ª DIVISÃO (hoje 2ª DIVISÃO)) e o segundo em 1965 (CAMPEÃO DA 2ª DIVISÃO (hoje SÉRIE A3)). Se o FORMIGÃO como era chamado carinhosamente pelos torcedores conquistasse o acesso a DIVISÃO ESPECIAL (hoje SÉRIE A1) fatalmente não poderia disputar o campeonato pelo simples fato de que o antigo ESTÁDIO MARTINS PEREIRA, localizado na Rua Antonio Saes (hoje IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS) era muito pequeno.

O projeto original do estádio era para 40 mil expectadores, dois anéis. Sem dúvida um projeto audacioso para a cidade na época, o Sr. MÁRIO OTTOBONI foi criticado por muitos, pois não acreditavam que a cidade era merecedora em ter um estádio com tais dimensões.

A empresa incumbida de transformar o sonho do Sr. MÁRIO OTTOBONI em realidade foi a RTV Engenharia e Construções LTDA. O terreno foi escolhido no Jd. Paulista, bairro que achavam que iria se desenvolver e crescer muito através dos anos. Por falta de dinheiro o estádio ficou inacabado, sendo construído apenas um anel, o atual que conhecemos hoje.

No dia 15 de março de 1970, era inaugurado o NOVO ESTÁDIO MARTINS PEREIRA. Em jogo entre INTERNACIONAL (RS) X ATLÉTICO MINEIRO (MG) por um quadrangular que teve também a presença de CORINTHIANS e PALMEIRAS. Segue a ficha técnica do primeiro jogo do ESTÁDIO MARTINS PEREIRA.

INTERNACIONAL (RS) 0 X 1 ATLÉTICO MINEIRO (MG)
Data: 15/03/1970Gol - DARIO, o "DADÁ MARAVILHA" fez aos 29 minutos do primeiro tempoINTERNACIONAL; GAINETE; Edson Madureira, VALMIR, Pontes e Jorge Andrade (Edson Scott); Tovar (Canhoto), Carbone e Dorinho; Valdomiro (Didi), Claudiomiro e Sérgio.ATLÉTICO - MG; CARECA; Humberto, GRAPETE, Vander, Vantuir; Vanderlei e Oldair (Amauri); Vaguinho (Carlinhos), Dario, Laci (Lola) e Tião.FORAM TREINADORES DA ÁGUIACarlos Gainete - O ex-goleiro do COLORADO GAÚCHO, foi treinador da ÁGUIA em 1991.Valmir Louruz - O ex-zagueiro do INTERNACIONAL, foi treinador do SÃO JOSÉ em 2003.FORAM JOGADORES DO SÃO JOSÉCareca , goleiro, Jesus Carlos da Silva, nasceu em 26/09/1943, Baldim/MG (1976) - 23 jogos. Começou no Têxtil de Sete Lagoas, assinou seu primeiro contrato profissional com o Democrata e em 67 já estava no Atlético Mineiro, onde foi campeão brasileiro de 71, sendo reserva do goleiro Renato. Chegou ao São José junto com Grapete, também do Atlético.GRAPETE, zagueiro, José Borges do Couto, nasceu em 26/05/1943, Silvianópolis/MG (1976) - 18 jogos. Uma contratação de impacto feita pelo São José, pois fora destaque no Atlético Mineiro e participou de 1 jogo pela Seleção Brasileira, contra a Iugoslávia (3x2), em amistoso disputado no Mineirão em 1968.

O SÃO JOSÉ só faria o seu primeiro jogo no ESTÁDIO MARTINS PEREIRA, uma semana depois, no dia 22 de março de 1970. Amistoso contra o NACIONAL da Capital, o FORMIGÃO foi derrotado por 1 a 0 gol marcado por Peres cobrando pênalti (penalidade que com certeza não foi). Segue abaixo a ficha técnica do jogo;

SÃO JOSÉ 0 X 1 NACIONAL (SP)

SÃO JOSÉ; Edson Mug; Celso, Alemão, Leonardo e Romeu; Golê e Ferreirinha; Zum (Bolacha), Ferreti, Juarez e Eliseu (Dias). Técnico; Pswaçdp Everaldo Alknins

NACIONAL; Valdir; Zé Carlos, Jaime, Ranulfo e Elpídio (Domingos); Peres e Airton; Osmar, Carlão, Wilson (Paulo) e Ferreirinha

O PRIMEIRO GOL E A PRIMEIRA VITÓRIA:

No dia 29 de março de 1970, o SÃO JOSÉ conquistava a sua primeira vitória no ESTÁDIO MARTINS PEREIRA, amistoso contra o SAAD (São Caetano do Sul). O volante DIAS entrava para a história como autor do primeiro gol do SÃO JOSÉ no MONUMENTAL ESTÁDIO MARTINS PEREIRA.

JOGO - São José 2 x 1 Saad EC (São Caetano do Sul)LOCAL – Estádio Martins Pereira, em SJ dos Campos.MOTIVO – Amistoso Inter-Municipal; DATA – 29/03/1970ÁRBITRO - Renato Prianti (LMF/SJC).AUXILIAES - Luiz Scarpel e Marcos Beig.RENDA – Ncr$ 1.697,00 (cruzeiros novos)EXPULSÕES - Romeu (SJ) e Fernandes (Saad) aos 5 minutos do segundo tempo; Caxias (Saad) aos 15 minutos do segundo tempo, logo após o gol de Dias.1º TEMPO – São José 0 x 0 SaadFINAL – São José 2 x 1 Saad(Gols de Arnaldo 6, DIAS 15 e Golê aos 38 minutos)As duas equipes:SÃO JOSÉ - Edson; Celso, Alemão, Leonardo e Romeu; Golê e Ferreirinha; Zum (Bolacha), Ferreti, Juarez (Dias) e Eliseu (Brandão). Técnico – Osvaldo Everaldo Alknins.SAAD - Fininho; Roberto, Oscar (Caxias), Arnaldo e Tinoco; Nélson e Paulo (Celso); Fernandes, Renato (Antônio), Capelozza e Valdir.

BIOGRAFIA DE DIAS O AUTOR DO PRIMEIRO GOL NO MONUMENTAL ESTÁDIO MARTINS PEREIRA.
Dias, no centro da foto


DIAS, volante, Luís Pereira Dias, nasceu em 13/05/1942, Guaranésia/MG (1964-1965-1966-1970-1971) – 72 jogos, marcou 13 gols. Campeão em 64 e 65, na Terceira e Segunda Divisão. Campeão do Torneio Rui Dória em 66. Foi o autor do primeiro gol do São José no Estádio Martins Pereira, inaugurado em 1970, num amistoso contra o Saad EC de São Caetano do Sul, quando o São José venceu por 2 a 1. Outros clubes em que jogou: EC Taubaté, Aparecida EC e Monte Alegre de São Caetano do Sul. Hoje reside no Jd. Satélite em SÃO JOSÉ DOS CAMPOS.

CRISE FINANCEIRA:

Passando por uma das suas piores crises financeiras no ano de 1975, o clube quase perdeu tudo tendo até que mudar de nome no dia 24/12/1976 para SÃO JOSÉ ESPORTE CLUBE. O prefeito Ednardo José de Paula Santos, numa jogada de mestre salvou o estádio, que passou a pertencer a Municipalidade, através da Urbam. O valor que consta na petição da Urbam/compra do estádio é de Cr$ 4.558.937,00

VOCÊ SABIA?

O SÃO JOSÉ em sua história conquistou dois títulos no MONUMENTAL ESTÁDIO MARTINS PEREIRA, o primeiro foi em um quadrangular no ano de 1979. O SÃO JOSÉ venceu nos pênaltis a ESPORTIVA DE GUARATINGUETÁ. Quadrangular que contou com as presenças de TAUBATÉ e CRUZEIRO (time da cidade do Vale do Paraíba).
O segundo título foi no ano de 1996, o SÃO JOSÉ conquistou a COPA VALE derrotando o APARECIDA por 2 a 0 em uma manhã ensolarada de domingo.

JOGO INESQUECIVEL:

Se você perguntar para um torcedor da ÁGUIA; CITE UM JOGO INESQUECIVEL NO ESTÁDIO MARTINS PEREIRA? Fatalmente ele irá responder que foi a semifinal do CAMPEONATO PAULISTA DA PRIMEIRA DIVISÃO (hoje SÉRIE A1), SÃO JOSÉ 3 X 0 CORINTHIANS. Aqui está a ficha técnica desta inesquecível partida;


São José E. C. 1 X 0 Corinthians
Na prorrogação – São José 2 x 0
Semi-final do Campeonato Paulista de 1989
Data: 25/06/09 (Domingo à tarde)
Gols: Tita e Toni (2)
São José: Luis Henrique; Marquinhos, Juninho, Bira e Joãozinho; Delacir, Tita (Tonho) e Vander Luiz; Donizete (Fabiano), Toni e Marcinho.
Técnico: Admir Mello

GOL MAIS BONITO;

Com certeza muitos irão lembrar daquele gol de VANDINHO contra o XV de Jaú pela fase decisiva da SÉRIE A3 do ano de 2006, ele dominou a bola e aplicou um lindo chapéu no defensor do time jauense e completou para o gol do goleiro DIDA.

Mas o gol mais bonito da história do MONUMENTAL ESTÁDIO MARTINS PEREIRA foi sem dúvida o gol marcado por RICARDO de bicicleta contra o UNIÃO DE MOGI DAS CRUZES, jogo válido pela primeira fase do CAMPEONATO PAULISTA DA DIVISÃO INTERMEDIÁRIA (atual Série A2) de 1987. Cruzamento pela meia direita RICARDO próximo à risca da grande área e mandou no ângulo do goleiro que nada pôde fazer. Quem quiser ver este gol é só ir no MUSEU DO ESPORTE no antigo prédio da câmara municipal no centro da cidade. A partida aconteceu no dia 14 de junho de 1987.

MAIOR GOLEADA:

A maior goleada do SÃO JOSÉ no MONUMENTAL ESTÁDIO MARTINS PEREIRA foi contra o SAAD (São Caetano do Sul), a ÁGUIA venceu por 8 a 0 em um jogo amistoso no ano de 1987.

O PRIMEIRO JOGO QUE EU FUI AO MONUMENTAL ESTÁDIO MARTINS PEREIRA:

O meu primeiro jogo que eu fui ao MONUMENTAL ESTÁDIO MARTINS PEREIRA, foi no dia 17 de agosto de 1986. CLÁSSICO DO VALE contra o TAUBATÉ, vitória do SÃO JOSÉ por 1 a 0 gol de WENIVALDO aos 16 minutos da segunda etapa.

Amigo torcedor da ÁGUIA, cite em comentário o primeiro jogo que você foi ao MONUMENTAL ESTÁDIO MARTINS PEREIRA. Vamos participe!!!

Fonte de pesquisa: LIVRO; ESPORTE , FORMIGÃO E ÁGUIA do Profº ALBERTO DE SOUZA SIMÕES e SITE DO PROFº ALBERTO DE SOUZA SIMÕES.

4 comentários:

carlos disse...

Parabéns ao Monumental e Vi os jogos emocionantes no monumental eu estava contra o corinthians e no GOL do Ricardo , Vandinho do tião Marino de bicicleta contra a Ponte no sabado a tarde, na inaguração dos refletores e placar eletronica e se DEUS quiser no acesso de 2010
Eu Acreditoooo

Unknown disse...

MARTINZÃO,UM DOS POUCOS E RAROS LUGARES DE LAZER DE SJC,GOSTARIAMOS QUE HOUVESSE MAIS INTERESSE DE NOSSA CIDADE E ELE FOSSE DE FATO MODERNIZADO,MAIS TA BOM POR ENQUANTO.
EU QUE JÁ VI CORINTHIANS,FLAMENGO,VASCO,SÃO PAULO,PALMEIRAS E OUTROS GRANDES JOGOS ESPERO QUE POSSA REVER OS MELHORES MOMENTOS DO NOSSO MARTINS

marcio disse...

EU VI O PITICO PELA LATERAL
DIREITA ACABAR COM O GUARANÍ
O TONY e CIA DETONAR O CORINTHIANS
O LUIS HENRIQUE FECHAR O GOL
VAGNER MANCINI CALAR A TORCIDA DO CORINTHIANS QUE INFELISMENTE ERA MAIORIA
O GREMIO APANHAR DE 3X0 PELO
BRASILEiRO DA AGUIA
ENFIM VI MUITAS E MUITAS VITORIAS
DO SÃO JOSÉ NO MONUMENTAL
PARABENS AO ESTADIO MARTINS PERERIRA

Anônimo disse...

Bom. Eu estava no jogo de inauguração do Monumental. Cheirinho de novo, cadeiras novinhas, gramado como um tapete. Na epoca a torcida do galo veio com a tradicional charanga e a mineirada de São Jose dividindo as arquibancadas com corintianos e palmeirenses (naquela epoca não tinha organizada e a torcida ficava misturada)O ingresso era caro por ser rodada dupla e muita gente ficou pendurada nas torres de alta tensão onde ocorreu uma grande descarga eletrica morrendo muita gente ( Parecia manga caindo do pé ) muito triste.
O rei Dada marcando o primeiro gol no lado dos portões de entrada. Logo depois foi convocado para a seleção. Grande Formigão do Vale
Se tiver uma camisa retrô do formigão eu compro era bonita demais.


Juares da Silva

Blog do Torcedor da Águia © 2008 Template by:
SkinCorner