torcedordaaguia@yahoo.com.br

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

UM SÓ CLUBE DO CORAÇÃO!!!.

Acompanho o SÃO JOSÉ E. C., desde os meus nove anos de idade, quando fui assistir o CLÁSSICO DO VALE, SÃO JOSÉ X TAUBATÉ, em 17/08/1986, jogo válido pelo CAMPEONATO PAULISTA DA 2ª DIVISÃO, no ESTÁDIO MARTINS PEREIRA, partida que terminou com vitória da ÁGUIA, pela contagem mínima, gol marcado por VENIVALDO, aos 16 minutos do segundo tempo.

A partir desta data não deixei mais de acompanhar “OS VÔOS DA ÁGUIA PELO CÉUS DO BRASIL”, chega a me espantar hoje que pessoas que recidem em nossa grande cidade, o pouco interesse que tem pelo futebol do SÃO JOSÉ E. C.. SERÁ QUE SOU UM DOS POUCOS QUE SÓ TORCE PARA A ÁGUIA DO VALE?

Vemos na cidade de CAMPINAS, que PONTE PRETA e GUARANI, tem a sua torcida fiel, os torcedores não torcem para nenhum outro time da capital, apenas para a MACACA e o BUGRE. POR QUÊ EM NOSSA CIDADE NÃO É ASSIM?

Vários são os motivos, mas irei centralizar em dois, que considero os principais:

1º - SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, é uma cidade COSMOPOLITA, todos os dias chegam pessoas para trabalhar ou estudar, com isso não se identificam com a cidade e muito menos com o clube.

2º - (Este para mim o mais grave!!!) O próprio clube é culpado, nos últimos anos vimos dirigentes que passaram e não fizeram nada para que o SÃO JOSÉ E. C., tivesse uma torcida única, dele mesmo. Como por exemplo: LOJA EXCLUSIVA COM ARTIGOS DO CLUBE, CAMISAS, BONÉS, etc... . Hoje temos na cidade alguma loja esportiva vendendo a camisa do clube? (me respondam por favor!!!)

Acompanho o futebol do interior, em especial os clubes da SÉRIE A2, e quase todos possuem SITE OFICIAL, se não me engano a ÁGUIA e o SÃO BENTO de SOROCABA, são os únicos que não tem. Não existe hoje na ÁGUIA, um PROFISSIONAL DE MARKETING, que poderia divulgar melhor a marca SÃO JOSÉ E. C., em nossa própria cidade.

Este pequeno texto mostra o meu ponto de vista, de um joseense que gosta muito da cidade e torce muito para o clube que leva o nome desta grande cidade!!!

Texto: FABIANO MARINI

8 comentários:

Anônimo disse...

Concordo com a opinião do Fabiano. Mas se o clube trabalhasse melhor, os novos habitantes da cidade também iriam amar a Águia (como eu, forasteira que sou).

E quanto a dirigentes, faço ressalva ao Wilson Renato, que com todas as suas limitações e deficiências, conseguiu recuperar o São José para A2, e foi o estopin (através do Projeto 1ª Camisa que W.R. atraiu p/ a cidade) para a formação da AASJ. Desgraçadamente, as picuinhas políticas "melaram" a parceria com o Primeira Camisa que, se tivesse dado certo, teria sido a salvação a médio e longo prazos para o futebol da cidade como um todo. Foi um episódio mais que lamentável...

Abç
yasmin

Renato Emanuel disse...

Ótimas colocações do Fabiano, que teve a sorte de que sua primeira partida assistida foi São José 1 x 0 Taubaté. Talvez se eu tivesse tido essa mesma oportunidade hoje não teria o coração dividido entre SPFC e SJEC.
No meu caso foi herança de família onde 99% dos familiares são torcedores do São Paulo.
Na minha infancia e adolescencia vi um São Paulo que ganhava tudo entre 1989 e 1994 e um São José que perdia tudo... não tinha como uma criança de familia tricolor se meter a torcer pelo São José por vontade própria.
A diretoria nunca se empenhou em cativar a torcida infanto-juvenil da cidade (a não ser pelo peneirões promovidas pelo clube, ou a escolinha onde eu cheguei a treinar com o Chileno por um ano).
Como a amiga Yasmin ressaltou no caso do 1º camisa, afirmo que infelizmente em muitos outros casos de brigas politicas o Time do São José foi sempre o mais prejudicado no final das contas.
Mas uma coisa é inegável, seja são paulino, corinthiano, santista, palmeirense, flamenguista, vascaíno, cruzeirense...enfim, quem vive aqui não tem como não ter no mínino um carinho especial pela águia do Vale. Eu particularmente digo que amo o São José, inclusive em jogos contra o São Paulo, vou na torcida da águia, por que sei que minha torcida é muito mais importante no lado da águia, para que ela sempre possa estar voando alto.
Admiro quem torça apenas pelo São José, mas não vejo problemas em outros torcedores simpatizar pela aguia, afinal...juntos sempre seremos mais fortes.
Aqui em São José vemos uma torcida diferenciada, torcidas organizadas unidas por um bem comum, todas se respeitando e se ajudando...isso não se vê na capital!
O torcedor do São José é diferente, é torcedor realmente na mais pura essência da palavra!
Um grande abraço...

Renato Emanuel

Anônimo disse...

Meus caros leitores,
me arrisco aqui a lançar uma campanha para cativar esse jovens torcedores, pois me doi muito quando ando pela cidade e vejo pessoas joseenses vestindo camisas de outras equipes, até times do exterior, do São José é muito raro, agora até tem por causa da boa fase,quem tem idéias post aqui...um abraço!
Guilherme Miranda

Renato Emanuel disse...

Guilherme, entendo quando vc diz que te dói muito ver Joseenses com camisas de outros clubes, mas foi como o Fabiano, a Yasmin e eu dissemos anteriormente...
O maior responsável em cativar os jovens a torcer pelo São José deve ser os pais, porém para que isso aconteça o time deve corresponder.
Você disse que agora ve camisas por causa da boa fase, isso mostra que se o São José mostrar o mínimo de competencia para subir para a série A1 e ao menos se manter ´lá, fica mais fácil, caso contrário...
Como vou convencer meu filhoa torcer para o São José se na TV só passa jogos de times da capital?????
O jeito é leva-lo ao estádio, mas como eu disse... precisa o time mudar de postura como nos anos anteriores que andou colecionando fracassos e começar a mostrar isso que vem mostrando esse ano...raça, determinação e vitórias diante de sua torcida.
Como eu disse, meu coração se divide entre SPFC e SJEC, mas se meu filho que nasceu a 3 meses chegar um dia e disser que irá torcer pelo São José, PUTZ, eu vou fazer muita festa e fazer questão de incetivá-lo.
Mas não depende só do pai lçevar no estádio, precisa o time corresponder e a diretoria promover uma maior incetivação ao público infantil, afinal as crianças gostam de torcer para quem ela vê ganhar mais...
Se existem muitos Joseenses torcendo para outros clubes, pode ter certeza de que eles são os menos culpados disso acontecer... é apenas a consequencia de um fato, onde durante muito tempo a própria diretoria não deu o devido valor ao nome do São José Esporte Cube.
Muitos pais deixaram de ir e levar os filhos a muito tempo no Martins Pereira depois de ver inumeras decepções de anos anteriores, mas se manter esse futebol, essa pegada nessa temporada, isso certamente irá mudar.
Torço muito para isso!

Anônimo disse...

Renato

Permita-me discordar da sua opinião. Digo por mim e pelo meu marido. Ele torcia por um outro time até se mudar para SJC. Aí, começou a acompanhar o time e se apaixonou (a primeira partida que ele assistiu foi em Taubaté onde a Águia perdeu para o Burro!); hoje ele é um dos torcedores mais fiéis e apaixonados da Águia e apenas simpatizante do time da sua infância. Eu até me casar com ele não tinha NENHUM interesse pelo esporte algum. Convivendo com ele, aprendi os fundamentos do futebol, comecei a acompanhar as partidas no Martins Pereira, e apesar de o clube viver um dos anos mais negros da sua história, também me apaixonei. E o maior responsável por essa reviravolta (além do meu marido) foi a atuação permanente da torcida joseense, pois o time mesmo só sabia perder, e a direção do clube nunca corresponder.

Mas, num ponto tem razão. O público quer ver bons jogos, quer se identificar com vitórias. Para que isso aconteça (antes que o amor verdadeiro nasça - para os bons e maus momentos) o time tem que ser vencedor. Tanto isso é verdade que mesmo os times grandes, quando começam a perder, vêem o estádio minguar em público.

Agora... é muito difícil torcedor convencer outro torcedor a se tornar amante fiel quando a própria diretoria do clube não demonstra interesse real ou empenho e capacidade visíveis para manter o time no caminho das conquistas...

Mas, aderindo à campanha do Guilherme, a minha sugestão é as Torcidas Organizadas começarem essas conquistas. Um exemplo: visitarem as escolas dos bairros levando bexigas azul e amarela e entregar carta convite destinada aos pais levarem a garotada para a próxima partida, falando do ingresso família e prometendo e fazendo festa para essas crianças (e pais) nos intervalos de jogos.

As torcidas organizadas também ganhariam com isso, demonstrando que elas têm também postura cívica e não é só baderna (ou violência, uma imagem negativa que também vêm dos grandes da capital).

O que acham?...

ysamin

Anônimo disse...

muito boa idéia Yasmin, a campanha está nascendo, quem sabe mais algumas boas idéias como essa para contribuir,só não pode ficar só nas idéias não é???
Guilherme Miranda

Unknown disse...

Sou torcedor fanático da Águia e estou me formando em Gestão e Marketing Esportivo, sei da carência em relação a produtos oficiais do S.José e outros tipos de divulgação e gostaria muito de ajudar o nosso time, mas não sei com quem devo entrar em contato, gostaria de algumas dicas de vc's amigos dessa comunidade, p/ quem sabe inclusive criar um departamento de marketing esportivo no clube (sei que tem apenas 1 diretor de marketing, mas não é especializado em gestão e marketing esportivo), aguardo a colaboração de vc's.

Unknown disse...

Em tempo, hoje na sáida do estádio, conversei c/ o Hélio Fontes (presidente do S.José) e ele me indicou o diretor de marketing do S.José, acho que é José Luiz o nome dele, além de apresentar meu projeto vou repassar as sugestões de vc's amigos, tomara que d~e certo !
Abraço

Blog do Torcedor da Águia © 2008 Template by:
SkinCorner