torcedordaaguia@yahoo.com.br

quinta-feira, 25 de junho de 2009

UMA PARTIDA INESQUECÍVEL

Equipe de 1989
Equipe de 1988(publiquei essa foto pelo valor histórico e por ser a base do time que conquistou o vice-campeonato)
Há exatos 20 anos o nosso querido SÃO JOSÉ ESPORTE CLUBE, proporcionava à sua torcida a mais linda página em toda história. A Águia do Vale conquistava para muitos, a maior vitória em todos os tempos, ao vencer por 3 a 0 nada mais, nada menos que o Corinthians no Monumental Estádio Martins Pereira. Partida válida pela semi-final do Campeonato Paulista de 1989, conquistando assim, o direito de fazer a final com o São Paulo.

O São José dono de melhor campanha durante todo o Campeonato, tinha a vantagem de jogar a segunda partida em casa e jogar por dois empates. No primeiro jogo no Estádio do Morumbi, uma quinta-feira dia 22/06, a Águia perdeu para o Corinthians por 2 a 0 gols de Dida e Cláudio Adão. Com essa vitória o Timão jogava no domingo 25/06 em São José dos Campos, por um simples empate.

Um dia depois da derrota do primeiro jogo, me recordo que o meu tio Mauro Marini (in memorian) foi a noite em casa com o ingresso na mão, levando para mim. Eu disse a ele que não iria ao jogo, não acreditava que o São José poderia conquistar à vaga na grande final, mas ele insistiu e como já tinha comprado, acabei concordando em ir.

Lembro-me que após o primeiro jogo, toda imprensa da capital já dava como certa a final entre Corinthians X São Paulo, isso me revoltou muito, pois a segunda partida nem tinha sido realizada. O tricolor enfrentava na outra semi-final o Bragantino, primeiro jogo 2 a 0 (Mário Tilico fez um gol espírita) partida realizada em Bragança Paulista, no segundo jogo o São Paulo venceu por 1 a 0 (gol de Ney) no Estádio do Morumbi.

No dia do jogo, saí de casa de manhã, fui até o bairro da Vila Maria, casa da minha avó Eunice Silva Marini (in memorian), às 13h, meus tios Marcos e Mauro e minha tia Gizelda e eu, fomos para Monumental. A partida começou às 16h, jogo transmitido para todo o país (TVs Globo e Bandeirantes) inclusive para a nossa grande cidade, fazia muito frio.

Início de jogo e a primeira oportunidade foi corintiana, o ponta esquerda Mauro invadiu a grande área e bateu cruzado, mas o maior goleiro em que vi jogar no São José, Luiz Henrique fez à defesa. Aos 3 minutos o São José abre o placar para o delírio da grande torcida que lotava o Estádio Martins Pereira, em uma falta cobrada na cabeça de Tita que estufou a rede do gol defendido por Ronaldo.




Tita que sem dúvida foi o destaque da partida, rápido e driblador, o camisa 7 da Águia fez a defesa do Corinthians ter muito trabalho. Um amigo me disse que ele estava ouvindo o jogo pela Rádio Jovem Pan de São Paulo, o locutor José Silvério (hoje na Rádio Bandeirantes da capital) e o repórter Vanderlei Nogueira comentaram um com o outro durante a transmissão:

“_ Esse número 7 tem que jogar na Seleção”

A partida terminou 1 a 0 e foi para a prorrogação. No primeiro tempo da prorrogação, falta cobrada por Vander Luiz, a bola caprichosamente bateu no travessão e subiu, ao descer a bola encontrou a cabeça de Toni livre no interior da pequena área, esse não teve nenhum trabalho de empurrar para o fundo do gol. Nesse momento eu chorei, para mim o São José já estava na final, não via no Corinthians forças para reverter o placar.

No segundo tempo da prorrogação, num contra-ataque rápido Marcinho chuta da meia lua, a bola explode no travessão, quica no chão e ganha altura e mais uma vez ao descer da bola, ela encontra a cabeça do artilheiro do campeonato com 13 gols, Toni que só empurrou para o gol.

Será que algum dia verei isso novamente?



Muitos podem me chamar de saudosista, mas entendo que hoje é uma data importante para o SÃO JOSÉ ESPORTE CLUBE, e merece sempre ser lembrada. Por isso que nós do blog, http://www.torcedordaaguia.blogspot.com/, estamos fazendo esta homenagem a todos os jogadores daquela época.

Ficha Técnica do jogo:

São José E. C. 1 X 0 Corinthians
Na prorrogação – São José 2 x 0
Semi-final do Campeonato Paulista de 1989
Data: 25/06/09 (Domingo à tarde)
Gols: Tita e Toni (2)
São José: Luis Henrique; Marquinhos, Juninho, Bira e Joãozinho; Delacir, Tita (Tonho) e Vander Luiz; Donizete (Fabiano), Toni e Marcinho.
Técnico: Admir Mello

Texto: FABIANO MARINI

7 comentários:

Renato Emanuel disse...

São vinte anos de saudades.
Tenho esperanças de uma dia ver a águia nos dando alegrias semelhantes as deste ano histórico.
Em 1989 eu tinha apenas 8 anos de idade, me recordo apenas de algumas imagens como muita gente na rua comemorando.
Parabéns a você meu amigo Fabiano Marini pelo artigo simplismente emocionante, e parabéns a vc meu amigo Guilherme Miranda por esta homenagem tão justa e merecida feita através do BLOG DO TORCEDOR DA ÁGUIA.

Anônimo disse...

Um clube como o São Jose está repleto de momentos marcantes. Este jôgo contra o Corinthians foi um deles. Procuro sempre destacar que o melhor momento ainda vai acontecer e todos os outros foram momentos de extrema alegria ou tristeza, sim tristeza, pois um time de futebol tambem tem seus altos e baixos e com o São Jose não poderia ser diferente. Lembro-me bem da queda para a serie A3 contra o flamengo de guarulhos e momentos de felicidade ao ver o trio infernal Edinho, Tião Marino e Nenê. Jogos da serie ouro do brasileirão onde só vinha filé mignon para jogar na cidade e era raro ver o São José perder dentro do monumental.
Jogos para a historia tambem podemos destacar a final do segundo turno do Paulista contra o São Paulo no Morumbi onde o Tata só não fez chover.
Final da intermediaria em 72 contra o Garça mas não tinha acesso e a perda da final contra a Francana.
Emfim é uma historia de vitorias e derrotas que fazem hoje o clube ter verdadeiros fanáticos pelo antigo formigão, azulão e por ultimo Aguia do Vale e que na verdade não deixa de ser o time da nossa cidade o clube do nosso coração.

Salve o São Jose

Juares da Silva

Anônimo disse...

Tambem com aquele time do corinthians até o IBIS ganharia

Importante é lembrar do parqque antartica em 99. Acho que o cidadão acima não lembra IHIHIHIHIH

Anônimo disse...

Caro Taubateano que muito nos honra com sua leitura joseense.

Não considero este jôgo como um acontecimnto marcante para a Aguia do Vale, cidade que é a capital da sua terra e onde se tem as maiores empresas do mundo.

Infelismente nesta epoca tivemos um acontecimento politico onde o sr Robson Marinho invadindo o monumental deixou-o interditado e tivemos que jogar em SP. Alias Fabiano vc poderia fazer uma pauta do acontecido.

Eu estava neste jogo e lhe digo com toda confiança que se o São Jose jogasse com o Taubaté mais 10 vezes ele ganharia de goleada todas as partidas.

Agora o que tinha de refugo do São jose neste time do BURRO era brincadeira, comandado pelo DR PHD em futebol BOTÙ 51.

Agora com toda a educação que me é peculiar ... Está na hora do seu recolhimento ou como ai em Taubaté se diz " Vai durmir..."


Juares da Silva

Anônimo disse...

Ta faltando gente neste time de 89? a foto é de 89 mesmo?

Anônimo disse...

EU estava lá estou com saudades
Carlos Eduardo

Anônimo disse...

EU estava lá estou com saudades
Carlos Eduardo

Blog do Torcedor da Águia © 2008 Template by:
SkinCorner