torcedordaaguia@yahoo.com.br

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

A história do São José Esporte Clube



A história do São José Esporte Clube

No início de agosto de 1933 em São José dos Campos, foi formada uma comissão de quatro esportistas da cidade, que deveriam tomar as primeiras providências para a organização de um novo clube: Galiano Alves, Victorio Pulga, Clementino de Oliveira e Pedro Salustiano de Faria. O Esporte Clube São José foi fundado então no dia 13 de agosto de 1933. A formação de uma nova agremiação só passou de sonho a realidade, por causa de um desentendimento entre Galiano Alves e seus companheiros de diretoria da Associação Esportiva São José, antigo clube da cidade.
Galiano Alves convidara um jogador do DER (Departamento de Estradas e Rodagens), Nhô Luiz, para integrar a equipe da Associação numa de suas partidas de futebol, mas ele acabou sendo desprezado. Chegou a realizar alguns treinos, mas não foi escalado no time principal nenhuma vez. Galiano Alves ficou magoado com a situação e demitiu-se da diretoria da Associação. Sua revolta o levou a procurar alguns amigos mais íntimos a fim de iniciar o trabalho para a fundação de um novo clube, uma agremiação social e esportiva para a cidade. Ficara sem ambiente para continuar na Associação Esportiva São José. De um fato aparentemente irrelevante, acabou nascendo um grande time, que se tornou a partir de então, o maior rival da Associação Esportiva São José, a quem caberia mais tarde representar o futebol profissional da cidade de São José dos Campos.
A sessão de fundação do Esporte Clube São José foi presidida por Galiano Alves e secretariada por Carlos Belmiro dos Santos, em um prédio da Rua Sebastião Hummel, região central da cidade, onde foi instalada a primeira sede do clube. Mais tarde o Esporte Clube São José mudou sua sede para a rua XV de Novembro, nº175, onde nos dias atuais funciona uma loja da Casas Bahia. Por proposta do próprio Galiano Alves, foram aprovadas as cores da camisa do Esporte Clube São José: preto e branco. Coube ao esportista joseense Danilo Monteiro, desenhar o distintivo. A primeira mensalidade cobrada dos associados foi de 2 mil réis.
Na ocasião dois outros clubes da cidade fizeram fusão com o Esporte Clube São José: o Internacional Futebol Clube e o Klaxon Clube, este somente em 1938, por problemas financeiros. Durante 31 anos, o Esporte Clube São José dedicou-se, na maior parte, ao futebol amador e às suas promoções sociais. Os bailes no salão de festas eram dos mais concorridos. O clube chegou a possuir um conjunto de ritmos - o Caçula Boys, dirigido pelo professor Sérgio Weiss. Eram dois salões de baile, um do tipo americano, rústico, onde também eram exibidos filmes para os associados. Tudo era feito com ordem, disciplina e amor pelo clube.
Já nos gramados havia uma grande rivalidade com a Associação Esportiva São José, que anos mais tarde desativou o seu departamento de futebol para construir um clube poliesportivo. O Esporte Clube São José acabou entrando para o futebol profissional, disputando uma temporada em 1957, e mais tarde encarando o desafio em definitivo, a partir de 1964, época do presidente Mário Ottoboni.
A estréia em competições oficiais aconteceu no Campeonato Paulista da Terceira Divisão. Entretanto, foi a primeira e única participação durante um longo período, que durou até 1964, quando disputou a Terceira Divisão Estadual (equivalente a atual Segunda Divisão nos dias de hoje) e foi campeão, conseguindo o acesso à “Segundona” no ano seguinte. O primeiro gol do São José quando iniciou suas atividades profissionais na segunda divisão do campeonato estadual foi marcado por Pedro Bala, no dia 1º de maio de 1964, num jogo contra o Taubaté, que terminou empatado em 1 a 1.
Em 1965, disputando o Campeonato Paulista da Segunda Divisão, o clube obteve êxito, conquistou mais um título e, conseqüentemente, mais um acesso, agora para a Primeira Divisão (atual Série A-2) em 1966. Porém, o Esporte Clube São José esteve inscrito na competição apenas até o ano seguinte (1967), quando novamente passou por um período longe das competições oficiais.
O clube voltou às atividades em 1971, ainda na Primeira Divisão, onde permaneceu até 1976. Nesse mesmo ano, o nome da equipe foi alterado O Esporte Clube São José passou a chamar-se São José Esporte Clube e mudou as cores de sua camisa em dezembro de 1976, passou a ter como cores oficiais o azul, o amarelo e o branco (cores da bandeira da cidade de São José dos Campos). Como a tradição não se muda, considera-se apenas uma saída estratégica, uma espécie de fuga das dívidas acumuladas. A própria Federação Paulista de Futebol considera até o hoje a existência de um único clube, embora tenha sido elaborada uma nova Ata de fundação no dia 24 de dezembro de 1976.
A nova fase começou com o presidente Altamirando Negrão Palma, e um novo conselho deliberativo formado por Sampson Rozemblat, José de Castro Coimbra, Pierino Rossi, Clair Aparecido Costa, Sérgio Weiss, João Reis Quaglia, Antonio Peneluppi, Idemauro Alves Palmeiras, Vicenzo Sciamarella, Délvio Buffulin, Pedro Moacir de Almeida, Antonio Pivatto, José Jorley do Amaral, Flávio Trunkl, Luiz Del’Chiaro, Luiz Roberto Porto, Pedro Celestino de Freitas, José Luiz de Almeida, Leopoldo Weiss e Nelson Martins Pereira. E ainda foram escolhidos dez conselheiros suplentes, a saber: Felipe Antônio Cury, Paulo José Simão, Rivadávia Alves Cardoso, Maurício Peneluppi, Cléber Wilson Córdoba Lima, Luiz Antonio Sabonge, Hélio Porgues, Hamilton do Nascimento Freitas, José Nicodemo e Ruberval Bastos.
Em 1977, o nome da competição foi alterado para Campeonato Paulista da Série Intermediária, nomenclatura que permaneceu até 1979. Em 1980, passou a se chamar Segunda Divisão e, naquele ano, o São José Esporte Clube conquistou o título da competição, vencendo o Grêmio Catanduvense na final por 4 a 0 e passou à Primeira Divisão Estadual (atual Série A-1).
O clube esteve na elite do futebol paulista por três anos, até 1983, e em 1984 não participou da competição - retornou ao futebol profissional no ano seguinte, novamente na Segunda Divisão. O São José levou mais três anos para conseguir voltar à elite. Em 1987, venceu a Série Especial e chegou à Primeira Divisão, competição que participou de 1988 a 1993, quando foi rebaixado.
De 1994 a 1996 esteve disputando a Série A-2 do Campeonato Paulista, competição que credenciou o time novamente à Série A-1 de 1997. No ano 2000, o clube foi mais uma vez rebaixado para a Série A-2 e, quatro anos mais tarde, em 2004, caiu para a Série A-3. Em 2006 conseguiu o vice-campeonato da competição e voltou a disputar a Série A-2, em 2007, onde permanece até os dias atuais.
Na história deste clube, apelidado de "Águia do Vale", foram constantes as quedas e as ascensões . A primeira vez que o São José conquistou o direito de estar entre os grandes foi em 1972, com o título obtido na então chamada 1ª Divisão – a principal era a Especial. Caiu em seguida e retornou em 1981 graças ao título obtido no ano anterior na chamada 2ª Divisão. No mesmo ano foi finalista do 2º turno. Mais uma vez caiu, e de novo retornou, dessa vez em 1988, por ter sido campeão da Divisão Especial um ano antes. Obteve nesse ano o 4º lugar. O maior feito de sua história foi o vice-campeonato paulista da divisão maior, obtido em 1989 – o São Paulo só foi campeão graças a um empate sem gols e uma vitória por 1 a 0 com um gol contra marcado pelo zagueiro e lateral-esquerdo André Luís. O último titulo do São José foi a Copa Vale de 1996 , o São José derrotou o Aparecida na final.
Hoje, ao completar 76 anos de história, o São José Esporte Clube anda mal das pernas, ocupa a última colocação no Grupo 4 da Copa Paulista, campeonato que disputa nesse segundo semestre.
O maior sonho da massa joseense espalhada pelo mundo, é poder acompanhar novamente o São José na elite do futebol estadual, este ano bateu na trave, chegando à última rodada com chances de conquistar o acesso, mas o time foi derrotado e o sonho adiado.
O mais importante nessa linda história construída pelo clube, é saber que o São José tem em sua torcida o seu maior patrimônio. A maior prova disso aconteceu no dia 31 de maio deste ano, quando cerca de 2000 apaixonados torcedores estiveram na cidade de Americana para incentivar o São José.
Com essa torcida de primeira, falta pouco para a Águia do Vale chegar a elite do futebol e voltar a sobrevoar os campos do Brasil.

Nenhum comentário:

Blog do Torcedor da Águia © 2008 Template by:
SkinCorner