torcedordaaguia@yahoo.com.br

quarta-feira, 14 de abril de 2010

O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM O NOSSO FUTEBOL?

Semana passada foi noticiado que o time do VOTORATY, que foi adversário da ÁGUIA DO VALE no CAMPEONATO PAULISTA DA SÉRIE A2, estava de mudança da cidade de VOTORANTIM para a cidade de RIBEIRÃO PRETO. Os dirigentes não se importaram com os torcedores que acompanharam o time citado acima desde à quarta divisão do futebol do estado até chegar a principal divisão de acesso do CAMPEONATO PAULISTA. Simplismente arrumaram às malas e foram para um município maior e mais rico.

No último fim de semana foi noticiado que o GUARATINGUETÁ FUTEBOL LTDA, pode mudar-se da terra das GARÇAS BRANCAS para a cidade de PAULÍNIA, que fica localizado na região de CAMPINAS.

Hoje li no SITE, www.futebolinterior.com.br , que o PÃO DE AÇUCAR pode se instalar na cidade de OSASCO. Curioso é que tanto PAULÍNIA quanto OSASCO, dois municípios que nunca tiveram clubes na SÉRIE A1 podem receber um presente de pessoas que não têm nenhum vínculo com ambas das cidades. Empresários que só estão no futebol para visar o lucro.

Caso mais famoso e no meu entender mais escandaloso foi a mudança do GRÊMIO BARUERI para a cidade de PRESIDENTE PRUDENTE no meio do CAMPEONATO PAULISTA DA SÉRIE A1 e com total aprovação da FEDERAÇÃO PAULISTA DE FUTEBOL, é bom lembrar que PRESIDENTE PRUDENTE não era representada na SÉRIE A1 desde à PRUDENTINA em 1967. Agora o GRÊMIO PRUDENTINO ou GRÊMIO DE PRESIDENTE PRUDENTE, também irá disputar o CAMPEONATO BRASILEIRO DA SÉRIE A e com conivência da CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL.

Ouvindo programas de esportes de rádios de SÃO PAULO, jornalistas aprovam o fim dos campeonatos estaduais, não dando à minima importância para os times do interior e afirmando que tais clubes estão falidos. Isto é verdade, eu não nego. Mas e os chamados times grandes não estão também falidos, dependendo apenas e tão somente do dinheiro da televisão para sobreviverem?

Não consegui encontrar uma exata resposta para a pergunta do título deste humilde texto. Mas tenho certeza que o futebol brasileiro sofrerá muitas mudanças e o meu receio é que essas mudanças serão para pior.

Desculpe-me aos blogueiros em tocar neste assunto na semana tão decisiva para o SÃO JOSÉ ESPORTE CLUBE, onde todo o foco tem que ficar canalizados para às 19h de sábado, no clássico regional. Mas eu tinha que colocar em linhas o meu ponto de vista sobre este esporte que sempre gostei e apesar de tudo e de todos, vou continuar gostando.

FABIANO MARINI

18 comentários:

Anônimo disse...

ONTEM RESOLVI OUVI PELA NET ALGUMA
RADIO DE GUARÁ E ABRI A RADIO PIRATININGA 610 DAQUELA CIDADE AS 6 E POUCO DA NOITE.ELES TAVAM FALANDO QUE
VÃO VER SE CONSEGUE LOTAR 5 BUSÃO E
O MAIS ENGRAÇADO QUE ALGUNS TORCEDORES LIGAVAM DIZENDO QUE TÃO COM MEDO DE VIR PRA CÁ E QUE AQUI
A TORCIDA ORGANIZADA É MUITO GRANDE E
LÁ É TUDO TORCEDOR FAMILIA.TODO TORCEDOR DA AGUIA SABE QUEM COMEÇOU COM TODA ESSA CLIMA FORAM OS TORCEDORES DO GUARÁ E AGORA ELES TÃO COM MEDINHO.
QUERO DEIXAR CLARO QUE SOU CONTRA QUALQUER TIPO DE VANDALISMO OU VIOLENCIA MAS NO SEMBLANTE DE CADA TORCEDOR DO SÃO JOSE A GENTE VE QUE A VONTADE DE GANHAR DELES É QUASE QUE IGUAL A DE SUBIR.

E ACONTEÇA O QUE ACONTEÇA ESSE
VAI DAR AGUIA NA CABEÇA.

Glauco disse...

O problema do futebol brasileiro vem se arrasatando há décadas. Muita coisa já melhorou. Basta lembrar que a cada ano havia um regulamento diferente, pontuações diferentes e clubes venciam campeonatos no tapetão.
Mas, o futebol brasileiro vive em uma crise sem precedentes. Dentre inúmeros problemas que qualquer torcedor mais informado consegue ver, o maior de todos os problemas está na direção do futebol. Sejam presidentes de clubes que trabalham no amadorismo e fazem de trampolim político a direção dos clubes, seja o ilustre Ricardo Teixeira e Marco Polo del Nero que estão mais preocupados em aumentar seus poderes e o dinheiro em seus bolsos do que construir campeonatos decentes e dar estrutura para que todos os clubes possam ter direitos iguais.
Esses radialistas da capital querem acabar com os campeonatos estaduais, porque seus times estão no Brasileirão, mas não conseguem enxergar um palmo na frente do nariz e ver que são dos clubes do interior que surgem as grandes novidades do futebol nacional.
Por outro lado, os clubes do interior não inspiram menor confiança, com suas péssimas administrações, políticos tentando ganhar dinheiro a todo custo e sem menor projeto a longo prazo. Clubes como o SJEC tinham a obrigação de investir pesado em categorias de base, hoje grande fonte de renda e futuro do clube, mas ao contrário resolvem desativá-las e ficarem às mínguas com seu futebol profissional.
É lamentável.

Anônimo disse...

Parabens pelo site.
São josé esse time nunca vai mudar de cidade, sempre estará no coração de quem mora e quem vive em São josé dos Campos, viva a Aguia do Vale.
Rumo a elite.

Anônimo disse...

Caro Fabiano Marini. A resposta a sua pergunta é a famosa LEI EDSON ARANTES DO NASCIMENTO ou lei Péle.
O Pelé como jogador foi o melhor do mundo mas o cidadão Edson é lamentavel. Quer ser cantor, comentarista e legislador, fazendo só lambança.
Com a extinção da lei do passe que era o maior patrimonio do clube o jogador, os clubes ficaram nas mãos dos empresarios. Hoje os empresarios estão ricos e os clubes falidos.
Quando o clube criava seu atleta existia mais carinho com os mesmos. Tinham talentos que vinham despontar nos times da serie A2 ou quando algum idolo estava mal esprestava-o a um time do interior e quando voltava voltava melhor do que foi. Exemplo caso Viola que veio para o São Jose.
Hoje os jogadores viraram mercadorias de empresarios assim como os clubes viraram empresas, pois o que dá dinheiro é a venda do jogador e dinheiro de televisão.
Torcida, estadio cheio não é mais interesante rende pouco aos cofres do clube. Guara mesmo só tem futebol pois um grupo de empresarios montou este time pois a Esportiva que era um dos times rivais do São Jose faliu.
O Jogador com 30 anos ganhava passe livre e vinha jogar serie A2 ( Darci, Ademir Gonçalves, Careca, Grapetti etc ) Os times eram fortes na A2 dava gosto de ver os jogos. Hoje jogador sem raiz sem historia no futebol, apenas um dvd embaixo do braço e pedindo emprego pelo deu empresario.
Vamos ver até onde o São Jose resiste pois só torcida não paga salario.


Juares da Silva

Wallace disse...

Caro blogueiro,

Algumas das respostas ja foram ditas acima pelo Glauco e pelo colega Juarez.
Apenas complementando que o problema não é so do futebol brasileiro, mais tambem do Argentino, do Uruguaio (bi-campeoes mundiais) e de todos os demais paises fora do eixo euro-asia.
O problema é no topo das organizações, confederações e associações de futebol profissional. Infelizmente o mercado consumidor ja transformou o futebol em produto e isso infelizmente parece ser um caminho cruel.

Diante de todos os problemas e percausos citados por vcs, colegas deste blog, é que me sinto feliz em domingo, levantar a minha bunda do sofa, tirar o MEU ibope da TV Globo e ir ao Martinzão, torcer pra minha Aguia guerreira!!!
Pelo menos ainda sente-se nos estadios, a poesia em verso e prosa, dos aureos tempos do futebol romantico, das decadas de 50,60 e 70.

Abraços a todos.
AQUI É AGUIA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

edusantos disse...

Tinha eu apenas 11 anos no longinquo ano de 1980 e numa quarta-feira à noite ( não me recordo a data ), embarquei pela primeira vez em minha vida numa caravana do S. José. O jogo foi contra o extinto Aliança de S.Bernardo do Campo. Era uma semi-final da antiga Divisão intermediária ( Série A2 ). Fiquei maravilhado ao chegar ao Pacaembu e ver a imensa torcida da Águia balançando suas bandeiras , cantando e empurrando o time rumo à vitória. Foi inesquecível. Aquela imagem marcou e nunca mais saiu de minha mente. Foram mais de 15 mil pessoas. Lembro-me que uma das caravanas saiu da rua de minha casa, na Praça Carlos Gomes, no Jd. Paulista. Só lá foram mais de 10 ônibus que sairam lotados rumo à capital. De outros pontos da cidade também sairam caravanas. Em toda minha vida nunca vi tamanha paixão por um time de futebol como a torcida da Águia. Estou me referindo à times do interior do Brasil. Jamais vi, ouvi ou li que algum time pequeno tivesse feito algo parecido como fez e continua fazendo a torcida da Águia.
Naquela longinqua noite de 1980, o S. José venceu o Aliança por 2 x 1 e fez a final contra o Catanduvense. Meu pai preferiu ver a final pela tv. O jogo foi transmitido ao vivo para todo o país. O S. José sagrou-se campeão naquele ano e a imagem da nossa torcida lotando o Pacaembu nunca mais saiu de minha mente.
Viva o São José. Viva a maravilhosa torcida da Águia.
E eu tenho absoluta certeza que o S. José EC jamais deixará a nossa cidade. Coisa que eu já não sei dos Guarás, Pão de açucares e Votoratys da vida. Clubes sem torcida, sem história e sem tradição no futebol paulista. Viva a Águia, que jamais nos abandonará.

Diego disse...

o clube verdadeiro de Guará era Esportiva, fundada em 1915 e chegou a disputar a A1 de 1961 á 1964. quando o ECSJ saia do amador e iniciava no profissional.
Com o tempo caiu de todas divisões, formou uma dívida imensa, perdeu Dario R. L. para prefeitura, e foi caindo divisão por divisão, até ser extinto de vez em 1998.
Este guará é de empresarios e pode acabar a hora que eles bem entenderem.

o Vale do Paraíba teve uma pancada de clubes e até o antigo ECSJ , foi transformado em SJEC.

OS únicos que resistem a sobrevivência a tudo isso que o blog falou aqui no vale é o São José e o Taubaté.

Guilherme Nogueira disse...

Fabiano concordo com tudo o que você escreveu e não vou duvidar se os diretores sairem de Guara não.
Com todo o respeito a diretoria do Guara, a cidade de Guara e aos 500 torcedores do Guara a cidade não respira futebol.
Se o time subir e for time grande lá quem vai é o pessoal de Aparecida, Caçapava, Taubajeca e aquelas cidades próxima a cidade num todo é muito fria em relação ao time.
E os empresários não estão lá por amor a camisa mas sim por amor ao dinheiro de uma possível negociação de algum jogador.

Guilherme

JAMES PATRICK disse...

SÃO JOSÉ,TIME DO POVO DO VALE,O SONY FOI INCISIVO E DIRETO APÓS O JOGO.É SÓ SOLICITAR A GRAVAÇÃO DA RÁDIO CLUBE DE GUARÁ,A CIDADE NÃO APÓIA,TEM GENTE QUE NÃO ACREDITA,NÃO É POSSIVEL QUE EM UMA FASE DESSA O POVO NÃO VENHA,DOS 4000 MAIS DE MIL ÉRA DE SÃO JOSÉ !!ASSIM FALOU,DEPOIS ENTROU O PRESIDENTE DO GUARÁ,O NARRADOR FEZ A MESMA PERGUNTA PARA ELE E FALOU O QUE O SONY TINA DITO,ELE FICOU MUITO CONSTRANGIDO,E TENTOU DESMENTIR O SONY.
QUEM QUER GANHAR DINHEIRO,INVESTE NO UNICO TIME DE MASSA DA REGIÃO,O SÃO JOSÉ

Anônimo disse...

No Vale o único time que tem torcida é o São José.

Infelizmente o futebol está virando um negócio , não só o futebol , mas todos os esporte.

Time com tradição e torcida só sobrevivem por causa da massa , caso contrário , é extinção na certa.

Bem...falando sobre a "invasão" à São José dos Campos, anunciar uma caravana com 4 onibus é ridículo.

Abraçosss

Anônimo disse...

Quando que a Águia estréia na Liga de Futsal?

Ah é... Esqueci... Não tem ginásio na cidade pro time jogar a Liga...

O jeito é disputar o Metropolitano, jogando no Ginásio do Vale do Sol...

Como diz o professor: Que peninha!!!

Anônimo disse...

O caro anonimo esta falando do tri-campeão da taça cidade de SP, Bi-Campeão Paulista, Vice campeão da copa do Brasil e tri-campeão do metropolitano????????????


Juares da Silva

Anônimo disse...

Se dirigente ganhasse jogo O Taubaté seria Campeão da Libertadores.
O vice presidente da federação paulista Sr. Reinaldo Carneiro Bastos foi presidente do Taubajeca e o time numa draga desgraçada.
Agora que ele não quer ver o São Jose na A1 isso ele não quer de jeito nenhum. Será que ele é amigo do Major Marinho diretor de arbitragem ????
Só quero ver quem vem apitar aqui???


Juares da Silva

edusantos disse...

Se o cara não livrou nem o taubajeca da segundona como então ele pode influir no acesso da Águia? Acho q não tem nada a ver.
A Águia só depende dela mesmo.
Dá-lhe, dá-lhe Águia!!!

Anônimo disse...

Que bonito Juares...

Quantos títulos né???

Mas, quando que esse time vai disputar um campeonato de relevância nacional como a Liga de Futsal???

Quero ver a Toda Poderosa Águia medir forças com os times do Sul do País...

Vc não quer???

Abraços...

Até +++

Anônimo disse...

Se perder pro Guará de novo, o acesso vai ficar muito difícil, muito difícil mesmo.
aliais o empate já pode ser encarado como uma derrota.
só a vitória serve!

Glauco disse...

Todo o país comenta há alguns anos que o público dos estádios tem diminuído de forma assustadora. É só repararem nos últimos clássicos do Paulistão com públicos de 12 a 15 mil pessoas no máximo!
Até o Ibope das TVs tem caído, claro, em menor escala.
E pergunto: alguém do meio futebolístico (FPF, CBF, Clube dos 13, TVs, etc) tem feito alguma coisa para reverter este quadro? Nem que seja alguma reunião, um comitê de crise, um grupo de amigos que pelo menos discuta o assunto? Nada. Ninguém tem feito nada.
Por outro lado, as pessoas que ainda vão ao estádio precisam conviver com o medo de serem assaltadas ou de estarem no meio de uma briga de bandidos organizados.
Sugestões não faltam para melhorar os campeonatos e a própria estrutura do futebol no país. Eu mesmo já apresentei uma sugestão para melhorar a porcaria que é esta Copa Paulista no meio do ano.
Mas será que os dirigentes dos grandes clubes que possuem mais força nas federações, será que os presidentes da FPF, CBF querem realmente mudar este sistema viciado que se tornou o futebol? Será que querem quebrar o tripé: federação+empresários+TV? Acho que não.

Anônimo disse...

Nós aqui falamos de futebol. Futsal tem outro blog. Agora o seu time deve disputar a copa vanguarda como a mais importante.

Ah!!!! O Basquete de São Jose foi campeão pauliata que tambem não vale nada....

Olha Vai plantar batata lá no sitio do pica-pau amarelo seu bosta.

Juares da Silva

Blog do Torcedor da Águia © 2008 Template by:
SkinCorner